Blog

Início / Blog / Fertilizante orgânico ...

Fertilizante orgânico sólido


A compostagem é um processo de decomposição biológica, aeróbia, que envolve substratos orgânicos no estado sólido, que em condições controladas, produzem dióxido de carbono (CO2), vapor d’água, minerais e produto orgânico estabilizado, denominado composto orgânico.

O composto orgânico é um produto estabilizado e higienizado resultante da compostagem e muito utilizado como condicionador do solo. Geralmente suas características físico-químicas envolvem umidade de até 40%, relação carbono e nitrogênio (C/N) de 18:1, pH > 6 e 1% de nitrogênio em massa. Isso trás ao composto orgânico características extremamente favoráveis que colaboram com a melhora das condições físico-químicas e biológicas do solo. Esse adubo orgânico poderá ser utilizado para adubar frutíferas e hortaliças contribuindo para aumentar a produção de alimentos em áreas urbanas e rurais.

A qualidade do composto orgânico é determinada pela seleção dos substratos utilizados, mas também pela qualidade do processo de compostagem. Fatores como população microbiana, umidade, aeração e temperatura são primordiais, pois garantem um composto com vida e elevada concentração de nutrientes.

Na Agrobiofértil o profundo conhecimento sobre os substratos utilizados e os controles de processo adotados, garantem um composto orgânico com elevada concentração de nutrientes e microbiota. Garantindo que nosso cliente receba um produto de qualidade e que irá trazer benefícios ao solo após sua aplicação.