Serviços

Início / Serviços

Tratamento de Efluentes Líquidos

O tratamento dos resíduos líquidos é sempre um desafio na esfera industrial. Esses resíduos podem causar diversos danos ao meio ambiente quando não tratados adequadamente.

Na NovaBio os efluentes líquidos são recebidos em nossa lagoa de estabilização. Após isso, o efluente é bombeado ao biodigestor. No biodigestor, ocorre o processo de biodigestão anaeróbia, onde a matéria orgânica é consumida por microrganismos e é gerado o biofertilizante e biogás.

O biofertilizante é comercializado na forma líquida, sendo um produto rico em nitrogênio, fósforo e potássio. O biogás é utilizado na nossa empresa, garantindo a sustentabilidade ambiental do processo.





Tratamento de Resíduos Orgânicos

Os resíduos orgânicos são descarregados em baias específicas, de acordo com suas características físico-químicas. Na sequência ocorre o processo de blendagem, que consiste na mistura de diferentes resíduos, com objetivo de estabelecer a relação de Carbono/Nitrogênio na proporção correta para iniciar o processo de compostagem.

Durante o processo de compostagem ocorrem diversos controles de processo, como: inoculação de microrganismos, revolvimento das leiras, além do monitoramento e controle da temperatura e da umidade.

Depois de pronto, o composto é peneirado e selecionado, resultando em produto de extrema qualidade agronômica. O composto produzido é enviado para análise laboratorial, conforme as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.





Qualidade e Segurança levados a sério

Quando o resíduo chega na NovaBio, toda documentação da carga é verificada na portaria. O motorista é orientado a descarregar no local específico e de acordo com o tipo do resíduo ou efluente coletado. Já no pátio da empresa, ele observa e pratica todas as normas técnicas de manipulação e segurança.


  Normas técnicas

Download das normas técnicas:

- Política Nacional de Resíduos Sólidos